Lentes Intra-Oculares Dobráveis

 

O avanço tecnológico dos últimos anos já permite a realização da cirurgia de catarata por uma pequena incisão de menos de 3 mm de comprimento e a introdução de uma lente intra-ocular dobrável para substituir o cristalino removido durante o procedimento cirúrgico.

O objetivo do implante da lente intra-ocular é fazer o papel que o cristalino desempenha, nos pacientes sem catarata. Anos de pesquisa foram necessários para que se atingisse o estágio atual na cirurgia de catarata com lente intra-ocular dobrável. Após a remoção de todo o contéudo do cristalino opacificado com o aparelho chamado faco-emulsificador, coloca-se a lente que deve substituir o cristalino através da mesma incisão que foi feita anteriormente para remover a catarata.

A grande vantagem é que a recuperação visual é muito mais rápida para o paciente e não há necessidade de pontos no final da cirurgia. Atualmente, a maioria dos cirurgiões têm preferido o implante de lentes dobráveis de acrílico com proteção da radiação ultra-violeta (UV). Isto ocorre por que, à medida que uma pessoa envelhece, existe também uma alteração bioquímica do cristalino que faz com ele filtre melhor a faixa de luz com comprimento de onda entre 420 e 480 nanômetros. Com a retirada do cristalino, devido à catarata, este “ filtro” natural deixa de existir. Desta forma, uma maior quantidade de radiação ultra-violeta (luz azul) entra no olho. Estudos têm sugerido que a radiação UV pode acelerar uma doença da retina chamada de degeneração macular relacionada à idade. A possibilidade de que a exposição à luz UV pudesse estar relacionada à piora da degenreação macular levou ao desenvolvimento de lentes intra-oculares que filtrassem esta faixa de onda aparentemente deletéria à retina.

A lente Acrysof Natural® contém um pigmento amarelo que simula a cor natural do cristalino de um indivíduo de 50 anos. Os estudos mostram que os pacientes se sentem confortáveis com esta lente e eles não referem nenhuma diferença na percepção da tonalidade de cores. Além disto, a coloração da lente permite ao cirurgião uma melhor visualização durante a etapa do implante da lente no olho do paciente, tornando o procedimento mais seguro e mais rápido. Por estas razões, a lente intra-ocular dobrável com proteção contra a radiação ultra-violeta, tem se destacado bastante e tem sido a preferida pela maioria dos cirurgiões de catarata.

Saiba mais informações no link: http://www.lenterestor.com.br


Arquivo anexo